Catarata
A catarata é definida como uma opacificação do cristalino, o qual, por sua vez, é uma lente natural que temos dentro dos olhos. Para termos uma boa visão, é necessário que o cristalino esteja transparente para que a luz o atravesse adequadamente e chegue até a retina.
A catarata está associada a fatores como envelhecimento, diabetes, uso crônico de corticóides, inflamações intraoculares e traumas locais.
O tratamento dessa condição é exclusivamente cirúrgico.
A técnica utilizada na cirurgia, na grande maioria dos casos, é a facoemulsificação, que consiste em realizar a quebra e sucção da catarata através de um instrumento com energia ultrassônica.
Após a retirada da catarata, é feito o implante da lente intraocular, que permanece de forma definitiva no olho e substitui o cristalino. Essa lente é transparente e possui grau.
O grau dessa lente que é colocada depende de cada paciente.
Existem diversas lentes intraoculares no mercado, e algumas delas inclusive possibilitam a independência de óculos para longe e para perto após a cirurgia.
Não existe a melhor lente para todas as situações, pois cada paciente é único e essa personalização na escolha da lente é fundamental para a satisfação no pós-operatório.